CARNE VALE?


Shalom queridos,
Estamos em meio a um dos maiores movimentos culturais do planeta: o Carnaval. No Brasil existem vários tipos de manifestações carnavalescas, desde escolas de samba no Rio de janeiro, Maracatu em Pernambuco, Bumba meu boi, no Maranhão e diversas outras. Aqui em Salvador, o conhecido Axé com seus Trios Elétricos. Nessa época turistas do mundo inteiro são atraídos para a folia brasileira. Na Bahia, estima-se que esse ano ultrapasse a dois milhões de visitantes.
O Carnaval teve sua origem na Idade Média, mais precisamente na Alemanhã, e significa CARNE VALE. O Carnaval antecede a QUARESMA, segundo a http://pt.wikipedia.org/wiki/ Quaresma um tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum e da esmola e da oração.
Antigamente esse tipo de penitêcia era bem rígido, lembro que quando criança, na época em que fazia catequese, não podia brincar, não podia rir muito, comer carne e uma séries de proibições. Se no meu tempo era dessa forma, fico imaginando na Idade Média, onde quem não seguisse a risca era considerado herege e corria um sério risco de ir parar na fogueira. Então abria-se esse dia como um hiato, onde podia-se tudo, como o próprio nome diz CARNE VALE.

Hoje fico olhando pela janela, toda essa  movimentação que tem arrastado multidões para o mundo das drogas, da prostituição, mortes, desestrutura familiar. Quantas famílias não são destruidas?  Temos ainda o efeito pós, com DSTs e AIDS e pergunto, vale a pena? Milhões deixam de ser usados na educação e saúde para promover essa cultura do diabo. Milhões de reais, sendo investidos na industria de destruição da sociedade e o que o governo gasta, depois, para reparar o que ele mesmo promove não tem sido o suficiente.

E DEPOIS, QUANDO SE DEPARAM COM CATÁSTROFES, MORTES, PERGUNTAM ONDE ESTÁ DEUS. POR QUE DEUS PERMITIU ISSO OU AQUILO.

Carnaval é a festa da carne. As obras da carne são manifestas: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, iras, heresias, inveja, homicídios, bebedices, glutonarias (Galátas 5:19 e 20) e outras coisa mais. O que mais é promovido no carnaval , além disso? Com certeza não é difícil responder, mesmo que você que esteja lendo esse texto, não seja cristão.  Não fomos chamados para andar na carne, porque o que a carne oferece, embora aparente ser prazeroso, é enganoso, é apenas um prazer passageiro, depois vem a tristeza, o vazio. A única alegria genuína que nos preenche por completo e a alegria de estar na presença de Deus. Essa alegria é única e gratuíta a todos.  

Em Salvador acontece algo engraçado. O miolo da cidade fica um deserto. A movimentação só acontece na orla, circuito Barra/Ondina. Algumas Igrejas promovem retiro, uma forma de opção para a juventude local. Mas a maioria dos crentes se refugiam na Ilha - vou até sugerir para os meus apostolos abrir uma Igreja de temporada na Ilha - Vai lotar!

Enquanto isso, fico com aperto no meu coração, sinto um peso de dor que não sei explicar. É como se a cidade estivesse totalmente entregue, sitiada. Nos céus de Salvador, há um peso ruim, que não é bem vindo.

No capítulo 139: 7-12 no Livro de Salmos, Davi declara: “Para onde me irei do teu Espiríto, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar as extremidades do mar. Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: De certo que as trevas me encobrirão, então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me escondem de ti: mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma cousa.” Deus está com todos aqueles que O buscam. Não importa onde estejam. Por isso confio no meu Senhor, que me livra de todo o mal, de todo o laço...( Sl.91). Ainda que esteja debaixo desses céus, não temo, sigo fazendo a minha parte (ainda tão pequena), porque sei que o senhor vai na minha frente. Não tenho dúvida disso.

Oro para que todas essas vidas, preciosas, sejam alcançadas e tocadas, por Jesus. São milhares que buscam, nesse movimento cultural diabólico, um escape para fugir dos problemas do dia a dia, de suas frutações. Declaro sobre sua vidas a alegria da salvação que está em CRISTO JESUS e que o BRASIL  E SALVADOR É DO SENHOR JESUS!!!.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JESUS, O VINHO NOVO (Mateus 9: 14-17)

CONFERÊNCIA APOSTÓLICA VINDE ÀS ÁGUAS - CALDAS DE CIPÓ/BA

Aldeia Hippie de Arembepe